Ações e Projetos

AV_educares_final_fundo_cor-1

Ações e Projetos

Clique nos links abaixo e acesse a relatos e metodologias de ações e projetos de diferentes autores e instituições relacionados à Educação Ambiental e Resíduos Sólidos.


Dr. Sigmundo e sua turma – PR (Responsável: Renato Eugênio de Lima)

Sinopse: “Reduza, reutilize, recicle, faça a sua parte” é o slogan do terapeuta Dr. Sigmundo, personagem criado para incentivar a redução do lixo. Personificando o planeta Terra, de forma lúdica e bem humorada, o Dr. Sigmundo provoca a reflexão de produtos orgânicos e materiais recicláveis em busca de saída para seus “conflitos”: consumo irrefletido, descarte inadequado e pressão sobre os recursos do planeta.

Eu coleto, Eu cuido – SP (Responsável: João Roberto Pineda Fava)

Sinopse: o projeto “Eu coleto, Eu cuido: Coleta Seletiva nas Unidades Básicas de Saúde da Organização Social Santa Casa Microrregião Jaçanã/Tremembé SP” realiza um trabalho cooperativo, solidário e responsável com o desafio de efetivar a coleta seletiva e fortalecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Envolve a participação de diferentes atores que passam por algumas fases para a prática da Educação Ambiental com foco na Gestão dos Resíduos, como: sensibilização, mobilização, informação e ação.

Coleta Seletiva em Parceria com a Comunidade – SP (Responsável: Valéria Vasconcelos)

Sinopse: a metodologia de implantação de coleta seletiva em parceria com a comunidade foi construída pelo Grupo de Educação Ambiental (GEA), formado por cooperadas da “Avemare”, com apoio dos parceiros “Instituto Brookfield” e “Práxis Socioambiental”, com o objetivo de implantar a coleta seletiva com a participação das comunidades na separação e destinação adequada de materiais recicláveis, além de mostrar a importância da segregação para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento social.

Projeto ECOCEMAR – Maranhão (Responsável: Júlio César Mendes)

Sinopse: o projeto promove a troca de material reciclável (resíduos) por bônus na conta de energia elétrica dos consumidores, com destinação organizada do material para a indústria de reciclagem. Hoje o projeto possui 18 postos de coleta em todo o estado, onde clientes podem entregar o material reciclável segregado em sua casa, e receber créditos na sua conta de energia.

Projeto Revolução dos Baldinhos – SC (Responsável: Marcos José de Abreu)

Sinopse: o projeto “Revolução dos Baldinhos” contribui com a proposta de gestão comunitária de resíduos orgânicos e com a promoção da agricultura urbana. Essa experiência tem como eixo principal a reciclagem da fração orgânica de maneira descentralizada através da compostagem, transformando restos de comida em composto orgânico.

Recicloteca – RJ (Responsável: Vera Chevalier)

Sinopse: a Recicloteca é um centro de informações sobre reciclagem e meio ambiente criado pela ONG “Ecomarapendi”, com o objetivo de difundir informações sobre as questões ambientais com ênfase na redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos, e posteriormente seguindo as premissas da agenda 21. A Equipe da Recicloteca sente-se motivada a pesquisar, organizar e difundir informações sobre as questões ambientais, na perspectiva de reduzir os impactos socioambientais e mostrar novas possibilidades do uso dos recursos do planeta.

Gerenciamento e destinação dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos – REE. (Responsável: Gustavo Noleto Bertolino)

Sinopse: cada vez mais relevante dentre as questões socioambientais encontra-se a importância da reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos. Pensando nisso, empresas comprometidas com a sustentabilidade buscam soluções para redução destes resíduos, diminuindo riscos de intoxicação humana e outros impactos socioambientais.