Indica-se

AV_educares_final_fundo_cor-1

Indica-se

Nesta seção você irá encontrar publicações relacionadas ao tema desta edição especial: Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Clicando nas imagens é possivel acessar a livros produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente, instituições e autores variados, envolvidos na temática.

Cartilha A3P: o material que compõe esta cartilha foi especialmente elaborado para os gestores públicos federais, estaduais e municipais com o intuito de auxiliá-los no processo de inserção da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade.

Cartilha A3P:  este material foi especialmente elaborado para os gestores públicos federais, estaduais e municipais com o intuito de auxiliá-los no processo de inserção da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade.

Agora é Lei: Tendo como princípio a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e população, a nova legislação impulsiona o retorno dos produtos às indústrias após o consumo e obriga o poder público a realizar planos para o gerenciamento do lixo

Agora é Lei: Publicação sobre a legislação que impulsiona o retorno dos produtos às indústrias após o consumo e obriga o poder público a realizar planos para o gerenciamento do lixo

Cartilha dos Vencedores do 5 Premio A3P: Cartilha elaborada para homenagear as iniciativas ganhadoras da quinta edição do Prêmio A3P e, ao mesmo, divulgar as boas práticas que poderão ser motivo de inspiração e multiplicação por outros órgãos e entidades da administração pública.

Cartilha dos Vencedores do 5º Premio A3P: elaborada para homenagear as iniciativas ganhadoras da quinta edição do Prêmio A3P e, ao mesmo, divulgar as boas práticas que poderão ser motivo de inspiração e multiplicação por outros órgãos e entidades da administração pública.

Cartilha PGRS MMA: Esta cartilha foi elaborada, especialmente, para os órgãos e entidades públicas que buscam implementar ou aperfeiçoar iniciativas de sustentabilidade na área de gerenciamento de resíduos sólidos.

Cartilha PGRS/MMA: elaborada especialmente para os órgãos e entidades públicas que buscam implementar ou aperfeiçoar iniciativas de sustentabilidade na área de gerenciamento de resíduos sólidos.

Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. A publicação traz informações preocupantes, que devem estar ao alcance de pais e educadores. Ninguém nasce consumista. O consumismo é um hábito que se forma a partir de valores materialistas e que traz sérios problemas para a sustentabilidade. É possível mudar este quadro.

Consumismo infantil – na contramão da sustentabilidade:  O consumismo é um hábito que se forma a partir de valores materialistas e que traz sérios problemas para a sustentabilidade. É possível mudar este quadro.

Guia de orientação para adequação dos municípios: Este guia tem o objetivo de orientar os gestores municipais a atender às exigências da PNRS, apresentando os possíveis caminhos para implantação de soluções na forma de prestação de serviço, fundamentadas em sustentabilidade técnica e financeira de longo prazo e na respectiva adequação legislativa

Guia de orientação para adequação dos municípios: orienta os gestores municipais a atender às exigências da PNRS.

 

Planos de Gestão de Resíduos Sólidos - Manual de Orientação: Este manual sugere passos metodológicos para elaboração dos planos de gestão de resíduos sólidos a fim de apoiar municípios e estados no processo de elaboração destes, contribuindo, dessa forma, para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Planos de Gestão de Resíduos Sólidos – Manual de Orientação: passos metodológicos para apoiar municípios e estados no processo de elaboração dos planos.

Panorama de Resíduos 2013 – Abrelpe: Trata-se de um documento com informações abrangentes e atualizadas sobre geração, coleta, destinação e aproveitamento de resíduos sólidos, tendo por base principal, a pesquisa realizada pela entidade junto aos municípios brasileiros.

Panorama de Resíduos no Brasil 2013 – Abrelpe: documento com informações sobre geração, coleta, destinação e aproveitamento de resíduos sólidos.

Reciclagem de Embalagens: Reciclagem de Embalagens – O compromisso do setor empresarial para aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” é uma publicação do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), instituição que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem do lixo, abordando temas como logística reversa, coleta seletiva, cadeia produtiva e outros.

Reciclagem de Embalagens:  é uma publicação sobre o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), abordando temas como logística reversa, coleta seletiva, cadeia produtiva e outros.

Guia para implementação da PNRS: É uma cartilha que traz de maneira criativa e diferenciada os instrumentos criados pela PNRS, merecem destaque os planos de resíduos sólidos, a coleta seletiva, a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e dá ênfase ao incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas e outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis.

Guia para implementação da PNRS:  traz os instrumentos criados,  planos de resíduos sólidos, coleta seletiva,  responsabilidade compartilhada e incentiva o desenvolvimento de cooperativas e associação de catadores de materiais recicláveis.

Resíduos Sólidos Urbanos: Esta publicação lista as principais barreiras identificadas para o desenvolvimento de uma Economia Verde no Brasil, assim como a proposição diretrizes que deverão ser adotadas pelas diferentes esferas do poder público, do setor produtivo e da sociedade civil organizada para, enfim, ajustarmos nossa trajetória de desenvolvimento.

Resíduos Sólidos Urbanos: principais barreiras identificadas para o desenvolvimento de uma Economia Verde no Brasil.

Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma sociedade mais próspera – traz para o debate questões sobre a composição e destinação dos resíduos e a governança da gestão destes no Brasil.

Cempre Review 2013 –Um panorama da reciclagem no Brasil: Esta publicação é a primeira de uma série que tem por objetivo analisar e atualizar o panorama da reciclagem de embalagens pós-consumo no Brasil. Além de um diagnóstico de mercado, contextualizado a partir dos aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Cempre Review 2013: panorama da reciclagem no Brasil e diagnóstico de mercado, a partir de aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Como implementar a A3P:A sustentabilidade nos órgãos governamentais tem sido cada vez mais um diferencial da nova gestão pública, onde os administradores passam a ser os novos agentes de mudança. Simples e pequenas ações realizadas diariamente, como por exemplo a redução no consumo de bens e produtos, o uso eficiente de água e energia elétrica, a coleta seletiva, entre outros, contribuem para a sustentabilidade. Essa publicação atende a essa demanda.

Como implementar a A3P: sustentabilidade nos órgãos governamentais como um diferencial da nova gestão pública, onde os administradores passam a ser os novos agentes de mudança.

encontrospng

Encontros e Caminhos:  reúne  reflexões conceituais e  iniciativas, tendo sempre como fio condutor a Educação Ambiental, seus princípios, objetivos e diretrizes, consignados em lei.

consumo sust

Consumo Sustentável: manual de educação. Publicação do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, visando dar continuidade à ações de difusão de padrões sustentáveis de consumo no Brasil.