Textos para pensar Educação Ambiental

AV_educares_final_fundo_cor-1

Textos para pensar a Educação Ambiental

Nesta seção você encontrará textos variados que estimulam a reflexão acerca de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Clique nos links abaixo e acesse aos textos em formato *pdf.


Tássia Biazon – Oceanos: contrastante império de riqueza e poluição

Sinopse: O principal impacto nos oceanos, que são os mais importantes reguladores do clima, atualmente são os resíduos sólidos. Decorrente do crescimento desordenado e destinação inadequada dos resíduos, as zonas costeiras são portas de entrada para dispersão da poluição nos mares e oceanos. O texto, originalmente publicado na Revista ComCIência (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas), traz importantes dados que apontam estas zonas como grandes desafios para a gestão ambiental do país.

Grácia Lopes Lima – Educomunicação e Meio Ambiente

Sinopse: a palavra Educomunicação une os termos Educação e Comunicação, que quando se juntam, criam algo que não existia, isto é, uma ideia ou um pensamento novo. O texto busca tratar de reflexões e considerações da autora Grácia Lopes sobre projetos de Educação Ambiental que incluem a Educomunicação.

Cristiano Benites Oliveira – Os modelos de gestão de resíduos sólidos e a educação ambiental

Sinopse: para elucidar a relação que a educação ambiental possui com o modelo de gestão integrada de resíduos, é preciso verificar os principais aspectos do desenvolvimento histórico dos modelos de gestão estatista, privatista e integrada no Brasil, sendo este o objetivo principal deste artigo.

Izabel Zaneti – Reflexões sobre Educação Ambiental, Valores e Cidadania Planetária

Sinopse: o texto traz uma reflexão sobre a Educação Ambiental e a Ecopedagogia. Ambas tornarem-se caminhos para que o ser humano compreenda, vivencialmente, que os valores podem e devem ser mudados, gerando a consciência da necessidade do cuidado em sua relação de pertencimento com o outro e com a natureza.

Valéria Gentil Almeida – Políticas Públicas de Educação Ambiental e Resíduos Sólidos

Sinopse: o texto se refere a “politicas verdes” relacionadas à Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Discute aspectos relevantes para o sucesso na execução destas políticas e traz uma série de informações sobre o atual padrão de consumo da sociedade, a geração de resíduos e reflexões sobre sua gestão, incluindo o papel do catador.