Edição Atual

 

AV_educares_final_fundo_cor-1

Apresentação

COLECIONA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS

Com a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – em 2010, após 20 anos de discussão entre governo, universidades, setor produtivo e entidades civis, a relação que toda a sociedade brasileira tem com os resíduos sólidos está mudando. A Política e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos se constituem num grande potencial de transformação do comportamento do indivíduo e da sociedade como um todo, especialmente em relação aos modos de produção, consumo e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. 

Uma das inovações contidas na PNRS é adotar a Educação Ambiental (EA) como um dos seus instrumentos de implementação. Esta conquista gera uma oportunidade única: a de colocar a Educação Ambiental no lugar que ela deve ocupar, ou seja, no centro do planejamento das ações que vão tirar a Política do papel e proporcionar sua implementação.

A PNRS nos convida a repensar o problema dos resíduos sólidos além da coleta e da reciclagem, pois envolve  novas escolhas e novos valores, bem como o desenvolvimento de novos hábitos. A Educação Ambiental é, em parte, responsável pela promoção desta transformação  necessária e ambientalmente benéfica.

Neste sentido, a 14ª edição do Coleciona traz para o debate a Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos, juntamente com temas inerentes à PNRS, como: responsabilidade compartilhada, controle social, gestão e gerenciamento dos resíduos, coleta seletiva, reciclagem, inserção dos catadores, logística reversa, enfim, temas que enriquecem a efetividade dessa Política inovadora.

 A Política estabelece uma nova ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos. Em consonância com a PNRS esta é primeira edição do COLECIONA disponibilizada  somente no formato virtual, sem consumo de papel ou outros insumos próprios de uma publicação impressa.

Tenham todos uma boa leitura e esperamos que se sintam instigados e fortalecidos para aprofundar sua própria jornada educativa.
Saudações!

Equipe EducaRes